Bom Samaritano pregação infantil

Bom Samaritano
   Crianças nesta história de hoje, nós vamos aprender uma lição muito importante que Jesus Cristo ensinou através da parábola do bom samaritano está história estar escrita no livro de Lucas 10.25-37. O objetivo de Jesus era ensinar quem é o nosso próximo!
   Jesus contou esta história a um doutor intérprete da lei a quem demonstrava que o único caminho para a vida eterna era o de amar a Deus em primeiro lugar e amar ao próximo como a si mesmo. Então aquele homem perguntou: É quem é o meu próximo?
    E Jesus lhe respondeu: Um homem viajava de Jerusalém para Jericó, no caminho ele foi assaltado por marginais que além de roubarem tudo que Ele tinha, o maltrataram muito espancando-o e abandonaram ele no caminho quase a morte.
    Naquele mesmo caminho surge um viajante que era sacerdote. Crianças, sacerdotes naquela época eram pessoas que estudavam muito a Palavra de Deus, através deles as pessoas levavam seus sacrifícios para ser ofertados a Deus para o perdão de seus pecados, somente eles podiam executar este trabalho, ou seja, eram pessoas que trabalhavam constantemente no templo ďe Deus. Que vocês acham crianças!? Será que ele ajudou o homem que estava muito ferido na estrada??
    Crianças, o certo seria aquele sacerdote ajudá-lo, mas ele não fez isso, a bíblia conta que aquele sacerdote passou de lado ignorando completamente a situação daquele pobre homem ferido, isso significa que o sacerdote teve uma atitude de desamor, ele não se comoveu e foi embora sem prestar socorro.
    Depois crianças, apareceu naquele mesmo caminho um levita, há será que desta vez, aquele homem receberia ajuda??? Aquele homem ferido estava muito debilitado, ele não tinha forças nem para se levantar, para nada, ele realmente precisa de alguém para ajudá-lo.
    Mas desta vez era um levita que estava no caminho e vocês sabiam crianças, que naquela época os levitas também trabalhavam muito na casa de Deus, eles também eram conhecedores das escrituras sagradas e eram pessoas separadas para adoração no templo. O que vocês acham?? Será que ele ajudou o homem ferido??
    Infelizmente aquele levita também não ajudou. A bíblia conta que ele parou, olhou,  mas em seguida não fez nada, simplesmente foi embora sem prestar ajuda. Ele também teve uma atitude egoísta e de desamor. Igual ao sacerdote.
     Aquele pobre homem ferido já estava perdendo a esperança, ele achava que ia morrer ali mesmo, porque ninguém queria o ajudar. Ele sentia muitas dores, e estava muito triste sozinho naquela estrada.
   Mas de repente crianças, surge no caminho outro viajante, será que  desta vez aquele homem receberia ajuda??? Ou não??
   A bíblia conta que aquele viajante era de Samaria, um samaritano, e a bíblia diz no começo da história que aquele homem viajava de Jerusalém a bíblia não afirma se o homem ferido era um judeu. Mas a bíblia conta que os judeus eram inimigos dos samaritanos. Nossa crianças, o que será que irá acontecer?? Aqueles dois homens um vindo de Jerusalém o outro de Samaria muito provável serem inimigos. Será que aquele homem o mataria?? Ou ajudaria??
     A bíblia conta que aquele samaritano se aproximou daquele homem ferido, e sentiu uma grande compaixão por ele, não importava se eram povos inimigos ou não. A única coisa que ele queria era ajudar, era prestar socorro, era salvar a vida daquele homem, aquele bom samaritano deu-lhe água, limpou as suas feridas com azeite e vinho e depois colocou aquele sobre seu animal e levou a uma hospedaria e pagou alguem para cuidar daquele homem. E ainda disse quando eu retornar se tiver havido mais gastos eu pagarei.
    Quando Jesus terminou de contar aquela história perguntou ao doutor da lei: Qual deste três foi o mais próximo do homem ferido??
    Então o doutor respondeu: o que têve misericórdia dele.
    Então Jesus disse: vá e faça o mesmo.
    A lição que aprendemos desta história é muito importante crianças não podemos ser pessoas egoístas, com atitudes de desamor, pessoas puramente religiosas como o sacerdote e o levita que conhecem a Palavra de Deus e não as praticam em suas vidas
    Deus quer que sejamos pessoas amorosas, benevolentes e generosas, quer vivamos a Palavra na prática sendo prestativos, ajudando nosso próximo quando eles tiverem precisando da nossa ajuda. Esse é o verdadeiro sentido do Reino de Deus. E foi esse exemplo que Jesus deixou para nós.
Por: Sâmara Alencar
Recurso visual: AB editora

Conheça e se inscreva em nosso canal
https://youtu.be/_OGX3z86lLE




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Segredo da Melancia Esboço Pregação Infantil

JOGRAL NARRADO ANIVERSÁRIO DO PASTOR

Davi e Golias esboço para pregação infantil

A Pesca Maravilhosa Esboço Infantil

Explicação do versículo Lucas 2.52. EBF

Pregação Infantil Deus é Amor; Deus é Bom; Deus é Santo; Deus é Luz e Puro.

Esboço para culto infantil A Armadura de Deus

Cabeção de espuma passo a passo

Moisés e Faraó Esboço para pregação infantil