Moisés e Faraó Esboço para pregação infantil

Tema; Deus, Moisés e Faraó
   Crianças a bíblia conta no livro de êxodo Cap.1 que os descendentes de Jacó, os israelitas se multiplicavam muito e por todo o Egito. 
   Faraó com medo do grande número do povo hebreu, escravizou-os, eles eram tratados com açoites se não fizessem tudo que faraó queria, faraó então pensou em um plano muito mal, para impedir que o povo hebreu se multiplicasse, ele mandou seus soldados pegar todo bebê menino  recém-nascido e jogasse no Rio Nilo, para que morressem, que triste não é mesmo crianças, muitos bebês hebreu morreram daquela forma, tão cruel. 
   Mas existia uma família, ali, a qual Deus tinha um propósito com eles; Joquebede e Abrão seu esposo, eles já tinham dois filhos, Miriã e Arão. Naquela mesma época do decreto de Faraó contra os bebês, Joquebe deu a luz a menino, ela e sua família com muito cuidado conseguiram esconder o bebê por algum tempo, quando não deu mais, ela corajosamente, sem ter medo, porque toda sua confiança estava em Deus, preparou um cesto o impermeou para que não entrasse água e pôs o seu bebê dentro daquele cesto e o levou até o Rio Nilo, orou ao Senhor para protegê-lo e o soltou. Miriã a irmã daquele bebê, ficou olhando e seguindo de longe para ver o que acontecia.
    O cesto parou entre umas plantas bem próximo onde a filha de Faraó, tomava seu banho. A princesa escutou o choro do bebê e pediu sua serva para ir buscar o cesto, quando abriu e viu aquele bebê, logo pensou em cuidar como se fosse seu filho e o chamou de Moisés que significa "tirado das águas ".
    Miriã irmã de Moisés, se aproximou da princesa e perguntou se ela queria uma ama de leite para a criança e ela imediatamente respondeu que sim. Então Miriã se apressou em buscar sua mãe, e a princesa permitiu que a criança fosse criado até desmamar com Joquebede que era sua própria mãe, quando aquele menino desmaiou então foi levado para a princesa. 
    Moisés foi criado no Palácio de Faraó como um verdadeiro príncipe egípcio , suas roupas, educação e religião, tudo era dentro do padrão egípcio. Mas dentro do seu coração ele tinha sentimentos diferentes dos egípcios .
    Quando se tornou adulto, não concordava com os maltratos dos egípcios sobre o povo hebreu, e um dia ao ver um hebreu sendo atacado e açoitado covardemente,  ele atacou o feitor egípcio e o matou. Moisés ficou com  medo da punição de Faraó, então fugiu para bem longe do Egito.
    Quando ele chegou naquela nova cidade conheceu um homem chamado Jetro e com ele passou a conhecer as leis de Deus e Moisés passou a trabalhar como pastor de ovelhas ele casou com uma das filhas de Jetro de têve dois filhos.
   Enquanto Moisés tinha sua nova vida, o povo de Deus sofria cada vez mais nas mãos de Faraó, um dia todo aquele povo se reuniu para levantar um clamor a Deus pedindo por libertação e a bíblia diz que Deus ouviu o clamor do seu povo E começou a trabalhar para libertar o povo das mãos de Faraó.
     Um dia quando Moisés estava apascentando as ovelhas do seu sogro, apareceu um clarão muito forte, era fogo no meio da sarça ardente, e sarça não se queimava.
    Crianças, logo uma voz muito forte começou a sair do meio da sarça ardente: MOISÉS, MOISÉS e ele respondeu eis-me aqui. Daí crianças, Deus falou para Moisés sobre o clamor do seu povo que estava sofrendo nas mãos de Faraó,  e que agora Deus o estava escolhendo para ser o libertador do povo por meio do poder de Deus. E a bíblia diz que Moisés obedeceu e começou uma longa viagem de volta para o Egito .
     Quando chegou ao Egito ele e  seu irmão Arão foram falar várias vezes com faraó, pedindo que deixasse o povo partir para prestar culto ao Senhor. Faraó endureceu o coração e não permitiu. Deus manda avisar a faraó que enviaria pragas para a terra do Egito, se ele não atendesse ao seu pedido, mas faraó não acreditou.
    Deus envia a primeira praga: A água do Egito vira sangue,  todos os peixes morreram, e o Rio cheirou muito mal, Moisés e Arão falaam com Faraó para liberar o povo, mas ele não deixou o povo partir.
    Então veio sobre o Egito a segunda praga e Deus envia inúmeras, milhares de rãs que saíram das águas do Rio Nilo e cobriram toda terra do Egito, faraó desta vez se mostra arrependido e pede a Moisés que fale com Deus para acabar coma praga, e assim foi feito, porém quando tudo passou faraó não permitiu o povo de Deus partir.
    Crianças, Deus envia sobre o Egito a terceira praga que foi a dos piolhos, eles cobriram toda terra do Egito tanto as pessoas,  como os animais ficaram cheios de piolhos, faraó pede para que aquela praga termine dizendo que liberaria o povo, mas aconteceu crianças que quando a praga terminou ele não cumpriu sua palavra.
    Agora veio a quarta praga que a das moscas, e um grande enxame de moscas, tiraram o sossego das pessoas e causaram um enorme prejuízo ao Egito, e quando tudo terminou,  faraó continuou com o coração endurecido e não  deixou o povo partir.
    A quinta praga foi a morte dos animais dos egípcios, todos eles morreram, mas nada aconteceu aos animais dos hebreus, crianças será que desta vez, faraó deixa o povo partir??? Infelizmente não.
   Então sobreveio a sexta praga que foi a das feridas, todos os egípcios ficaram cheios de feridas, eles sofreram muito, mas faraó tinha um coração muito duro, e não concordava com o plano de Deus, por isso eles estavam sofrendo todas essas pragas. Como das outras vezes, faraó não liberou o povo.
    E aí  Deus envia sétima praga que foi a chuva de pedras, e muitas pessoas e animais morreram com aquela praga, mas mesmo assim os hebreus não foram libertados.
   Crianças, Deus não se cansou de mostrar o seu poder aos egípcios e para faraó, e como faraó não cedia, veio a oitava praga que foi a dos gafanhotos, e eles comeram toda a vegetação do Egito, não sobrou nada, faraó continuava firme na sua decisão de não ceder. Será que tem mais uma praga?? Crianças!
    Sim, Deus mandou a nona praga que a das Trevas, durante três dias houve escuridão total no Egito,  não havia sol, mas no local onde morava o povo hebreu havia claridade.  Então Deus ordena a Moisés que preparasse a festa da Páscoa, aquela preparação seria para mais forte de todas as pragas que Deus havia enviado.
    Deus manda Moisés avisar a faraó que a última praga seria a morte dos primogênitos egípcios, o povo de Deus estava protegido pelo sangue do Cordeiro inocente nos umbrais da porta de entrada da casa de cada família hebréia, foi uma ordenança de Deus, para que quando o anjo da morte passasse e visse sangue na porta, não entrasse, e assim a vida dos primogênitos dos hebreus foi salva, enquanto que todos os primogênitos do Egito morreram, inclusive o filho de Faraó, e houve um grande lamento naquele dia, dos pais que perderam seus filhos. Faraó desta vez não pode resistir o poder de Deus libertou o povo hebreu para que partisse.
   Moisés e o povo começam sua viagem para onde Deus os guiaria, eles já estavam bem longe. Porém,  enquanto o povo viaja, faraó se arrepende de ter deixado o povo partir, então decide ir atrás de Moisés e o povo, faraó leva todo seu exército com ele.
    O povo hebreu estava próximo ao mar vermelho, quando avistaram ao longe a perseguição de faraó e seu exército e a intenção dos egípcios era matar o povo hebreu.
    Crianças, Moisés não perde tempo e ora ao Senhor pedindo sua ajuda, pedindo uma solução para aquele problema. Então  Deus ordena que o povo marche e mandou Moisés levantar o cajado e sua mão para que o mar se dividisse ao meio. E assim aconteceu, e o povo começou a atravessar pelo meio do mar a seco.
    Quando o povo terminou de passar, o exército de faraó também começa a atravessar pelo meio do mar. Mas Deus ordenou a Moisés que estendesse as suas mãos sobre o mar, e as águas retornaram e todo o exército de faraó morreu naquele dia, para que o nome do Senhor fosse glorificado.
    A primeira lição que aprendemos desta corajosa história é a CORAGEM;
    A história conta sobre a atitude corajosa  de Joquebe mãe de Moisés. Ela não ficou com medo. É normal as vezes sentirmos medo de algo, mas não podemos ser escravos do medo. Em 2 Timóteo 1.7 diz Deus não nós deu o espírito de medo, mas de Fortaleza, de amor e de moderação, temos que confiar corajosamente em Deus.
   A segunda lição é que não podemos enganar a Deus: quando tentamos enganar a Deus, Ele fica muito triste e aborrecido, então Deus vai entrar imediatamente com correção para conosco, porque ele nos ama  e quer nosso bem. Em Apocalipse 3.19 diz Eu repreendo e corrijo a todos quanto amo; sê pôs cuidadoso e arrepende-te.
   A terceira lição é a OBEDIÊNCIA
O povo hebreu venceu porque obedeceram as ordens de Deus.
Quando somos desobedientes isso gera muitos problemas para nossa vida, então crianças o melhor é sempre obedecer. Como estar escrito em Atos 5.29.
   A quarta lição não podemos ser escravos; o povo estava escravizado nas mãos de faraó,  e hoje em dia existem muitas escravas do pecado  e só Jesus Cristo podem liberta-las.
Porque ele veio ao mundo morrer na cruz do calvário para perdoar os nossos pecados e quando cremos e o aceitamos como SENHOR e Salvador das nossas vidas, morremos para o mundo e nascemos para Deus. Começamos uma nova vida em Jesus Cristo. Recitar João 3.16 e fazer apelo.
Por: Sâmara Alencar
Conheça e se inscreva em nosso canal; https://youtu.be/kQEOt8ZyCaI












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JOGRAL NARRADO ANIVERSÁRIO DO PASTOR

O Segredo da Melancia Esboço Pregação Infantil

Davi e Golias esboço para pregação infantil

A Pesca Maravilhosa Esboço Infantil

Pregação Infantil Deus é Amor; Deus é Bom; Deus é Santo; Deus é Luz e Puro.

Explicação do versículo Lucas 2.52. EBF

Esboço para culto infantil A Armadura de Deus

Cabeção de espuma passo a passo