Parábola dos Talentos - Esboço para culto infantil

   Crianças a bíblia conta uma importante história para nós, e que vamos aprender algumas lições para nossa vida, através dessa história que estar escrita no livro de Mateus  Cap. 25. 14-30.
   A bíblia conta que um homem precisava fazer uma viagem  para outro país, então ele chamou, os seus três servos e entregou-lhes uma quantia em dinheiro para cada um deles. Naquele tempo crianças, a moeda era chamada de talentos e 1 talento era equivalente a 100 moedas.
   Ao primeiro servo o patrão deu 5 talentos, ou seja 500 moedas, ao segundo servo deu 2 talentos, equivalente a 200 moedas e ao terceiro deu 1 talento correspondente a 100 moedas. Aquele patrão entregou para cada um, conforme a capacidade que ele observava em cada servo.
  Crianças, e aquele homem viajou, e ele esperava que seus servos fizessem o melhor com seu dinheiro,o que vocês acham que aconteceu? Vamos descobrir!
  Aquele servo que recebeu 5 talentos negociou com outras pessoas, e seu desempenho foi muito bom porque o seu negócio rendeu mais 5 talentos de lucro,  ir seja, Ele tinha 500 moedas e agora tinha 1000 moedas. Isso é muito bom, não é mesmo crianças!
   O segundo servo o que recebeu 2 talentos fez da mesma forma, logo tratou de fazer negócios e lucrou mais 2 talentos para seu patrão, antes ele tinha 200 moedas e agora estava com 400 moedas. Que coisa boa! CRIANÇAS,  É muito bom ter servos produtivos assim.
  Será que o outro servo também fez o mesmo?
  Infelizmente não crianças, a bíblia conta que o servo que recebeu 1 talento, "100 moedas " ele abriu um buraco no chão  e enterrou as moedas do seu patrão.
  Crianças, será que o patrão vai ficar feliz com as atitudes de seus servos??? De quem ele vai gostar mais? Vamos saber!
  A bíblia diz que depois de  um bom tempo aquele homem volta de viagem e chama seus servos para prestar conta com eles.
   Então se aproximou o primeiro servo e ele falou ao seu patrão: o Senhor confiou a mim 5 talentos, porém eu negociei e consegui mais 5 talentos. O homem falou ao servo: muito bem,  você é servo bom e fiel, foste fiel no pouco sobre o muito te colocarei.
   Em seguida se aproxima o segundo servo e falou: Senhor eu também consegui multiplicar os teus talentos tinha 2 e consegui mais 2. E o homem falou: servo bom e fiel, foste fiel no pouco sobre o muito te colocarei.
   Por fim o terceiro servo fala: o Senhor é um homem duro, que colhe onde não plantou, por isso fiquei com medo e escondi o seu dinheiro na terra. Então aquele homem ficou bem chateado e respondeu: Você é um servo mau e preguiçoso, você sabia que colho onde não plantei e junto onde não semeie, então era para você ter depositado o meu dinheiro no banco e quando eu voltasse, o receberia com juros.
    Depois aquele homem olhou para os outros empregados e falou: peguem as moedas que estão com ele e dêem ao que tem 10 talentos, porque aquele que Tem muito, receberá mais, mas quem não tem, até o pouco que tem lhe será tirado. E aquele patrão não quis mais saber nada daquele mau empregado.
   Então crianças nós podemos aprender através dessa história importantes lições para a nossa vida, por exemplo aquele patrão confiou o seu dinheiro aos seus empregados conforme o talento e o potencial de cada um deles.
   Crianças, e o que é talento???
   Talento é aquilo que uma pessoa tem habilidade e facilidade para fazer e faz com gosto. Vamos citar alguns exemplos: Deus nos dar talentos para trabalharmos em sua obra: alguns tem talentos para cantar, outros para pregar, outros para evangelizar, outros para tocar e assim tem muitos outros talentos...
    O problema crianças, é que existem muitas pessoa que recebem o talento e muitas vezes enterram-os. E Deus fica muito triste, quando isso acontece, nós não devemos seguir o exemplo do mau empregado que enterrou o que lhe confiado, mas devemos ser como os dois servos que produziram e frutificaram seu trabalho. E na obra de Deus não é diferente precisamos frutificar e ganhar vidas para o Reino de Deus.
   Quando deixamos de fazer o que Deus nos confia ele nos cobra, sabe porquê, Crianças! Receber talentos de Deus é também receber responsabilidades, assim como aquele patrão cobrou dos seus servos, Deus cobrará de nós; iremos prestar contas com Deus do nosso trabalho em sua obra, então é muito importante que façamos o nosso melhor para o Reino de Deus, e quando fazemos um bom trabalho, Deus nos recompensa com suas bençãos em colossenses 3.23-24 diz: Tudo  o que fizerem, façam de todo coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo.
(Em seguida falar um texto de apelo e usar recurso para apelo).
Por: Sâmara Alencar
  google.com, pub-8117046486864042, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Segredo da Melancia Esboço Pregação Infantil

JOGRAL NARRADO ANIVERSÁRIO DO PASTOR

Explicação do versículo Lucas 2.52. EBF

A Pesca Maravilhosa Esboço Infantil

Davi e Golias esboço para pregação infantil

Tema Pare Olhe Siga a Jesus. Pregação infantil (esboço)

Esboço para culto infantil A Armadura de Deus

Pregação Infantil Deus é Amor; Deus é Bom; Deus é Santo; Deus é Luz e Puro.

Em busca do Tesouro pegação infantil