Esboço Fé e Obediência de Ana

A Fé e Obediência de Ana
Ler 1 Samuel 1, 1-8

Introdução: Ana viveu em um período muito difícil e cruel, no período dos juízes. O seu nome significa: “Graça e compaixão”. Ana tinha uma grande tristeza em seu coração porque ela foi privada da alegria e da felicidade de ser mãe, ela tinha sua madre cerrada. Mas mesmo passando por momentos extremamente difíceis, ela se mostrou forte, corajosa, ela demostrou ser uma mulher guerreira, Uma mulher de uma fé extraordinária.

E o que nós mulheres aprendemos com a história de Ana, qual é o exemplo que ela deixa para nós?
1º exemplo: Não se entregar diante dos problemas da vida.

Em provérbios 24:10 “Se te mostrares fraco no dia da angústia, a tua força será pequena”.

Ana todos os dias tinha que enfrentar as provocações de Penina, ela tinha que ser forte para não ceder à tentação de revidar, ou seja, de lutar na carne contra sua rival. Sua vida era marcada pelo o desespero de não poder ter filhos, mas ela combatia toda essa tristeza de joelhos no chão, orando ao Senhor e suplicando a sua misericórdia.
E assim como Ana, nós devemos seguir este exemplo, temos que pedir força a Deus para sermos mulheres fortes, e não ceder à tentação de revidarmos na carne com o nosso próximo, todas nós temos diversos problemas, mas o importante é não deixar esses momentos ruins em nossa vida nos enfraquecer, devemos fazer como o apóstolo Paulo nos ensinou: Em 2 Coríntios 12.10b “Quando eu penso que estou fraco, ai é que estou forte”.

2º exemplo: A humildade e o quebrantamento de coração.
Ler 1 Samuel 1, 9-10

Ana teve uma atitude louvável que muito agradou a Deus. “Ela rascou o seu coração diante de Deus”. Ana teve um quebrantamento profundo de coração, e quando uma pessoa se humilha diante de Deus e não aceita as provocações, não revida as afrontas que surge, antes, se esta pessoa busca em Deus a solução, Deus abraçará a sua causa e lutará por você. Olha o que Ana fez! “ELA CHOROU AOS PÉS DO SENHOR”.
Se quisermos vencer o inimigo, temos chorar aos pés do Senhor, temos que derramar diante Deus com coração sincero e humilde verdadeiramente quebrantado e Deus se alegra desta postura, deste gesto de humilhação e ouvirá o clamor dos seus servos, das suas servas e responderá as nossas orações.
Em salmos 51:17 diz: “Um coração quebrantado e contrito não desprezarás ó Deus”.

3º exemplo: Aquele que tem propósito atinge os seus objetivos.
Ler 1 Samuel 1, 11-18

Ana foi uma mulher de propósito. Mais o que é ter propósito? “Ter propósito é ter ideias e intenção de querer fazer alguma coisa”. Ana, ela teve uma ideia, e a sua intenção foi querer fazer alguma coisa para mudar a sua situação.
Vamos refletir: O que você está fazendo para mudar a sua situação? Qual é o seu propósito diante de Deus? Ana foi uma mulher de propósitos, e por isso, Deus lhe abençoou!
Como lemos no versículo 11, Ana fez um voto ao Senhor, e ela expôs nesta oração, toda a sua intenção, sua ideia e seu propósito que Se Deus se lembrasse dela e lhe desse um filho varão, para o Senhor ela o entregaria por todos os dias da sua vida.
O que é preciso para vermos o milagre de Deus acontecer em nossa vida?
O que é preciso para recebermos de Deus, as respostas para as nossas orações? Vamos saber no 4º exemplo de Ana.

4º exemplo: Obediência a Deus
Ler 1 Samuel 1,19-28
Ana foi uma mulher de visão espiritual. Ela lutou com todas as suas forças em oração com Deus, não desistiu, com o coração sincero diante de Deus se dispôs a entregar seu filho tão desejado para o serviço na casa do Senhor. E Deus ele nos conhece, e sabe quando temos realmente a intenção de obedecê-lo, por isso Ana recebeu a sua vitória porque Deus conhecia o seu coração e tinha certeza que ela cumpriria o seu voto.
Se quisermos alcançar a vitória, temos que ser sinceros diante de Deus, fazermos votos ou propósitos conscientes de que possamos cumprir, só então seremos vitoriosos para a glória de Deus.



google.com, pub-8117046486864042, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JOGRAL NARRADO ANIVERSÁRIO DO PASTOR

O Segredo da Melancia Esboço Pregação Infantil

Tema Pare Olhe Siga a Jesus. Pregação infantil (esboço)

Explicação do versículo Lucas 2.52. EBF

Davi e Golias esboço para pregação infantil

A Pesca Maravilhosa Esboço Infantil

Esboço para culto infantil A Armadura de Deus

Pregação Infantil Deus é Amor; Deus é Bom; Deus é Santo; Deus é Luz e Puro.

Em busca do Tesouro pegação infantil

Milagres de Jesus - A ressurreição de Lázaro - esboço para pregação infantil