Esboço Culto de Senhoras – Tema: Isaias 40. 20-31

google.com, pub-8117046486864042, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Isaias 40. 29-31 “Ele fortalece o cansado e dá grande vigor ao que está sem forças. 30. Até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem. 31. Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias, correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam. Introdução: Quando passamos a analisar essa passagem que se referem aquelas pessoas que estão cansadas, que de uma forma ou de outra se sentem desanimadas, fracas na fé. Temos a impressão que a maioria das pessoas ao nosso redor ou no mundo parece estar cansada, desanimada e fracos na fé, umas vivem cansadas por estarem ocupadas demais, outras vivem cansadas pelo modo como pensam, falam e agem. É erro pensarmos que isso não nos influência de maneira negativa na nossa fé, não somente na nossa fé, mas em todas as áreas da nossa vida, a forma como pensamos, falamos e agimos irá falar muito do que nós somos por dentro. O que importa sabermos é que Deus não nos chamou para estarmos cansados na sua obra, ao contrário, o seu espirito santo nos dar vigor, nos dar energia, e quando estamos cheios do espirito santo de Deus, o nosso corpo físico reage de maneira positiva, a nossa mente, os nossos pensamentos, reage de maneira positiva, ou seja, trabalhar na obra do Senhor deve nos dar alegria, gozo, devemos nos sentir privilegiados e animados é assim que Deus quer que nos sintamos porque ele nos chamou para sermos bondosos, zelosos e concentrados naquilo que Ele quer que façamos. Mas na nossa jornada terrena e cristã iremos passar por tribulações, isso é bíblico, e essas lutas e tribulações dependendo da forma como vamos reagir a elas, podem nos atrapalhar em nossa caminhada então nós vamos trazer alguns pontos do que pode nos atrapalhar, ou nos deixar cansados, desanimados e frios espiritualmente. 1º Ponto: Preocupação e Ansiedade: Mateus 6.25-26 “Portanto Eu lhe digo: não se preocupe com sua própria vida, quanto ao que comer ou beber; nem com seu próprio corpo, quanto ao vestir. Não é a vida mais importante que a comida, e o corpo mais importante que a roupa? 26. Observem as aves do céu: não semeiam, nem colhem, nem armazenam em celeiros: Contudo o pai celestial as alimenta. Não tem vocês muito mais valor do que elas?” Se tem uma coisa que destrói nossa devoção a Deus é a preocupação e ansiedade, vários fatores da nossa vida pode causar uma preocupação excessiva, se a pessoa estiver com problemas de saúde, sua preocupação maior será em procurar solução na área da saúde, outras podem estar com preocupações maiores na área financeira, outras na área familiar com esposo ou com filhos, sempre teremos algo que irá nos deixar de uma forma ou de outra preocupados, o problema está quando essa preocupação cresce dentro de nós, fazendo com que cresça uma ansiedade que via nos prejudicar em todas as áreas da nossa vida não somente espiritual, mas preocupação afeta o sono, a tranquilidade e a paz. E como podemos lidar com a preocupação sem que ela vem nos atrapalhar. Precisamos aprender a organizar nossas prioridades. Quais as suas prioridades? Você já pensou nisso? Você precisa ter as suas atividades organizadas, e quais delas tem prioridades na sua vida. A primeira atividade que devemos priorizar em nossa lista, é colocar Deus em primeiro lugar na nossa vida, consultar o pai sobre os assuntos que nos preocupam, seja na área profissional, seja na área familiar, e principalmente na área espiritual. Também deve estar na nossa lista de prioridades o cuidado com as pessoas ao qual amamos, essas pessoas devem vir antes das coisas as quais você tem resolver, investir tempo, cuidado, carinho e atenção para pessoas que você ama, sua família é uma das tarefas mais importantes que precisamos ter em mente. Você que obter vitória sobre suas preocupações e ansiedades, valorize e priorize sua família, é bíblico a palavra de Deus afirma que não há sucesso se a família se perder ou se a família se encontra uma verdadeira bagunça, cada um por si e Deus por todos como diz o ditado, com Deus não funciona assim. I Timóteo 5.8 “Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente.” Após colocarmos essas prioridades as demais vem em seguida, daí você vai organizando seus afazeres conforme a prioridade de cada um. 2º Ponto: Estresse em nossos dias estresse significa pressão física e também mental e emocional. O cansaço físico ocorre simplesmente porque o nosso corpo cansa depois de um longo dia de atividades, isso é completamente normal, o problema se dá quando já estamos no nosso limite de cansaço e mesmo assim queremos prolongar essas atividades causando o esgotamento e trazendo como consequência o estresse. Deus nos criou para resistirmos uma certa quantidade normal de pressão e tensão, muitas pessoas acham que as coisas espirituais, não tem nada a haver com as coisas físicas. Porém o apóstolo Paulo deixa bem claro que o nosso corpo físico juntamente com nosso espírito, foram comprados por um alto preço; que foi o sangue de Jesus Cristo. I coríntios 6. 19-20 “Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhe foi dado por Deus, e que vocês não de si mesmo? 20. Vocês foram comprados por um alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo.” Portanto queridos, saibamos organizar o nosso tempo, para cada coisa correspondente, a obra do Senhor também exige nossa energia, nosso esforço, nosso cuidado e dedicação constante, então o nosso corpo físico também precisa estar bem, para realizarmos as atividades correspondentes ao Reino do Senhor. O Estresse mental acontece quando estamos na tentativa de descobrir tudo, ou seja, pensar na mesma coisa sem parar e ao mesmo tempo não conseguimos chegar a objetivo nenhum, não encontramos nenhuma solução, ou pode acontecer também de estarmos dando brecha para que Satanás encha nossa mente de mal pensamentos, pensamentos perturbadores que roubam nossa paz e nossa alegria, então como consequência isso também resultará num estresse mental muito forte. Quando você estar sofrendo esse tipo de estresse com certeza você sentirá um fardo pesado, sua vida espiritual também é afetada, você se sentirá cansado e sem forças espiritualmente. No versículo do nosso tema Isaias 29. Fala justamente disso que Deus quer renovar as nossas forças; “Ele fortalece o cansado e dá grande vigor ao que está sem forças.” Deus não nos quer cansados em sua obra e nem na nossa vida diária, Ele quer nos aliviar, agora também precisamos fazer a nossa parte. Se você está estressado fisicamente e mentalmente, você precisa reservar um tempo para descansar ao mesmo tempo que você descansa seu corpo físico, você pode se ligar com Deus e orar pedindo ao Senhor para te fortalecer e renovar as tuas forças espirituais e Deus na sua infinita misericórdia, traz alívio não só para sua alma, mas ele irá te renovar de forma grandiosa na sua vida espiritual. 3º Ponto: Medo; I João 4.18 “No amor não existe medo, antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento, logo, aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor. O medo deixa a pessoa assustado, e quando esse medo cresce dentro da pessoa, vai trazer muitos danos para sua vida em todos os sentidos, porque o medo gera uma antecipação da dor, a pessoa começa a sofrer de forma antecipada mesmo antes de algo acontecer. É um pavor que cresce constantemente de modo que irá prejudicar a vida daquela pessoa e ela não consegue ver o lado bom das coisas, porque no seu pensamento ela só consegue ver o lado ruim das coisas, mesmo que isso não esteja acontecendo. O medo também gera na pessoa um sentimento de culpa muito grande, a pessoa fica se autocondenando. E um coração que se sente condenado não vai ter confiança em si mesmo. Qualquer pessoa que quer obter vitória deve aprender a lidar com o sentimento de culpa. Todos nós cometemos erros a bíblia diz na sua palavra em Romanos 3.23 Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. A carne é propensa ao pecado, quando pecamos precisamos aprender a saber tirar a condenação de dentro de nós e seguirmos em frente fazendo o que é certo aos olhos de Deus, confiantes no seu amor e perdão. Não somos perfeitos, por mais que tentemos ser fiéis a Deus, por mais que procuremos ter um coração reto diante de Deus, e por mais que amemos a Deus, ainda sim somos propensos a errar e pecar contra Deus. Quando nos é dado a responsabilidade de ensinar a palavra de Deus, ensinando para as pessoas o que é certo, e se em algum determinado momento erramos, pode nascer dentro do nosso coração uma dose dupla de condenação, Satanás diz assim; você mais do que todos, deveria saber o que é certo. Se lhe dermos ouvidos, ele fará com que sintamos que não somos mais dignos do amor e perdão de Deus. Então automaticamente nos sentiremos cansados e frios espiritualmente. Devemos ser capazes de mandar embora todos os sentimentos de condenação. Se não pudermos fazer isso não teremos confiança em Deus. E sem confiança não teremos fé e sem fé é impossível agradar a Deus e receber DELE as coisas que precisamos para fazer o que Ele nos chamou para fazer. Deus nos convence das nossas más ações, para que não tenhamos mais coragem de repetir o mesmo erro, porém Ele não nos condena. A convicção nos ajuda a nos arrependermos e a sermos erguidos para fora dos nossos problemas, por isso o apóstolo João ressalta na palavra a pessoa que permanece em um relacionamento de amor Deus não precisa sentir medo DELE. Se a pessoa sente medo de Deus é porque ainda não tem um relacionamento sincero e maduro diante de Deus. À medida que o amor de Deus cresce dentro de nós, o medo é lançado fora. Conclusão: Sabemos que nós mulheres carregamos um fardo diário que pode nos causar muitas irritações; rotina da casa, quando se tem filhos rebeldes, quando o marido não é tão compreensível, problemas profissionais, há uma infinidade de coisas que pode causar um fardo pesado e trazer fadiga. Porém temos o Senhor como nosso ajudador. Ele pode transformar a vida dos teus filhos, do teu marido e pode te dar amigos que vão te ajudar a carregar o teu fardo, em oração, em intercessão. Os teus filhos podem se tornar amáveis, o teu marido compreensível te dando o apoio que você precisa no seu dia-a-dia. Quando você estiver se sentindo cansada, reserve um tempo para você mesma, e aproveite para se ligar com o Senhor, além de ter suas energias renovadas e seu espirito será avivado, você vai se tornando uma pessoa mais criativa e produtiva em todas as áreas da sua vida. Deus nos prometeu aliviar plenamente a alma cansada e revigorar o coração desfalecido, porém temos que também fazer a nossa parte e repousar tanto fisicamente como descansar espiritualmente no Senhor. Então veremos se cumprir em nossas vidas o que que está escrito em Isaias 40.31 Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias, correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.

Sâmara Alencar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JOGRAL NARRADO ANIVERSÁRIO DO PASTOR

O Segredo da Melancia Esboço Pregação Infantil

Tema Pare Olhe Siga a Jesus. Pregação infantil (esboço)

Explicação do versículo Lucas 2.52. EBF

Davi e Golias esboço para pregação infantil

A Pesca Maravilhosa Esboço Infantil

Esboço para culto infantil A Armadura de Deus

Pregação Infantil Deus é Amor; Deus é Bom; Deus é Santo; Deus é Luz e Puro.

Parábola dos Talentos - Esboço para culto infantil

Em busca do Tesouro pegação infantil