Esboço Culto da Família Vencendo as crises familiares pela palavra de Deus!
Esboço Culto da Família
Vencendo as crises familiares pela palavra de Deus!
João 16.33 – Estas coisas vos tenho falado para que tenhais paz em mim. No mundo,
Passais por aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.
A família tem sido alvo de grandes conflitos e crises nos últimos tempo, crises que tem levado muitas vezes ao desespero, derrotas e fracassos.
Existem vários tipos de crises; crise financeira, crise espiritual, crise conjugal, crise familiar, e tantas outras. Mas é possível vencer as crises na família no precioso nome de Jesus Cristo.
Quando a família passa por crise, corre o risco de fracassar e esfriar na fé, se não estiver alicerçada em Deus. Como também para a família ou casal que estar firme na fé, tem a excelente oportunidade de serem vitoriosos em Jesus Cristo, e vencer a crise familiar.
Queridos, e como seria a nossa vida se não passássemos por crises?
Teríamos uma vida apagada, a crise vem sobre nós, para que nossa luz brilhe mais.
Se não passamos por crise, nossa vida será medíocre, pequena, é através das crises que passamos a viver acima das coisas pequenas da vida que trazem problemas e passamos a valorizar as coisas que realmente importa e traz benefícios para a família.
Como iriamos contar vitórias, sem lutas e crises, a vida passaria a ser inútil, sem produtividade. A crise vem para sermos pessoas frutíferos na nossa vida cristã.
Se você e sua família estão passando por crises, levante a cabeça e alegra teu coração, porque Deus quer trazer ensinamento para vocês, trazer experiências positivas, para que você possa testemunhar dos feitos do Senhor para edificação e glória dele, não murmura, mas confia porque Deus que te fazer vitorioso em meio as crises.
Provérbios 4.18 – Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.
As famílias que a bíblia relata também passaram por crises e nós iremos citar aqui alguns exemplos:
II Reis 4.1-7 conta a história da viúva, a qual o esposo dessa mulher havia acabado de falecer e havia deixado uma dívida muito alta. Os credores haviam ameaçado levar seus dois filhos como escravos. Essa mulher corria o risco de ficar sem nada e sem a companhia dos filhos. Corria o risco de ficar totalmente desamparada. Imagina a dor dessa mulher, pensar ter seus filhos levado para serem escravos com certeza o desespero bateu em sua vida, viúva, dentro da sua casa não tinha reservas, não tinham do que se manter, uma crise financeira de trazer angústia. mas ela procurou o servo do Senhor profeta de Deus para pedir auxílio.
Quando a mulher procura o profeta Eliseu, sua primeira afirmação é muito clara e direta: meu marido morreu, e ele servia ao Senhor. Não é nenhum tipo de cobrança ou murmuração, mas essa mulher está nos dizendo algo muito importante: coisas ruins acontecem com pessoas que temem a Deus. Nós estamos sujeitos a sofrer situações de escassez e sofrimento, mesmo servindo a Deus com fidelidade.
Então, qual seria a vantagem de servir ao Senhor, nesse caso? Se também passaremos por dificuldade? A resposta está em poder usufruir do cuidado e da proteção de Deus. Deus sempre tem um socorro e uma provisão para nós.
Aquele homem havia morrido e agora sua família estava em apuros. Mas Deus é tão fiel que não deixou que o legado do homem morresse. E trouxe a provisão para aquela família de forma sobrenatural.
Quando estamos na crise precisamos ter o discernimento de pedir ajuda a pessoas certas, no momento certo, pessoas de oração e intercessão para nos ajudar em oração.
Precisamos entender, primeiramente, o ofício dos profetas no Antigo Testamento. Eles eram homens que tinham um elo direto com Deus. Recebiam a Revelação da Palavra de Deus e transmitiam ao povo.
O fato é que os profetas representavam Deus na terra. Por isso, a mulher recorre ao profeta de Deus.
Foi o aquela viúva fez e Deus misericordioso trouxe a solução para aquela mulher através do profeta, todos conhecemos a história, ela precisou pedir vasos emprestados, e Deus operou o milagre da multiplicação do azeite que ela tinha, ali ela vendeu pagou sua dívida e a bíblia diz que ela passou a viver do restante virou uma mulher de negócio.
Muitas pessoas, hoje em dia, recorrem a diversos meios nos momentos de dificuldade e escassez. Muitos vão se queixar em redes sociais ou procurar se abrir com pessoas que não têm uma palavra de Deus para a vida delas. No final, a coisa só tende a piorar ao invés de melhorar.
Nos momentos de dificuldade, busque a ajuda do alto. não murmura porque Deus não trabalha em meio a murmurações Ore mais, procure pessoas com conselhos direcionados por Deus, leia a Palavra do Senhor. Tenho certeza que Deus vai trazer provisão para a sua vida e te ajudar a sair das situações difíceis.
João 11. 1-45: Conta a história da família de Lázaro e suas irmãs Marta e Maria, como bem sabemos aquela família era amiga de Jesus a qual Ele amava muito, nesta ocasião dessa passagem relata que Lázaro estava enfermo, a família estava sofrendo uma crise na área da saúde.
Jesus estava em outra cidade, As irmãs esperavam que Jesus viesse rapidamente para curar seu irmão. Mas Jesus atrasou sua viagem de propósito permitindo que Lázaro morresse, e ninguém conseguia entender o porquê.
Contra a morte, sentimos que não há resposta, não há esperança. Quando alguém está apenas doente, resta a esperança, por isso as irmãs de Lázaro tinham esperança na cura. Mas com a morte, eles não sentiam esperança. Isso é verdade para nós também. No hospital há alguma esperança, mas no funeral não há nenhuma. A morte é o nosso inimigo final. Este foi o Inimigo que Jesus veio derrotar por nós. Foi por isso que ele declarou às irmãs em João 11:25“Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá;
Lázaro faleceu e grande era a lamentação de suas irmãs e seus amigos, quando Jesus chegou a cidade deles Lázaro já estava sepultado, e era propósito de Jesus não estar ali, porque Ele queria faze algo maior do que somente curar a Lázaro, mas Ele queria mostrar o poder de Deus o pai todo poderoso ressuscitando a Lázaro da morte.
Jesus veio para destruir a morte e dar vida a todos que a desejassem. Ele mostrou sua autoridade para esta missão ressuscitando Lázaro publicamente da morte. Ele se oferece para fazer o mesmo por todos os outros que desejam a vida em vez da morte.
Sabe o que nos prova isso queridos que tem Deus tem propósitos maiores na nossas vidas, muitas vezes não entendemos, mas Ele quer fazer algo maior para mostrar o poder dele nas nossas vidas, precisamos estar na posição que agrada ao Senhor para que Ele venha operar o milagre seja qual for a crise que esteja atravessando, ele quer dar Vitória ao seu povo.
O ultimo exemplo que vou relatar é o de Jó.
Jó 1.21 - 1 Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal.
2 E nasceram-lhe sete filhos e três filhas.
3 E o seu gado era de sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas; eram também muitíssimos os servos a seu serviço, de maneira que este homem era maior do que todos os do oriente.
4 E iam seus filhos à casa uns dos outros e faziam banquetes cada um por sua vez; e mandavam convidar as suas três irmãs a comerem e beberem com eles.
5 Sucedia, pois, que, decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó, e os santificava, e se levantava de madrugada, e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; porque dizia Jó: Porventura pecaram meus filhos, e amaldiçoaram a Deus no seu coração. Assim fazia Jó continuamente.
6 E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles.
7 Então o Senhor disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao Senhor, e disse: De rodear a terra, e passear por ela.
8 E disse o Senhor a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal.
9 Então respondeu Satanás ao Senhor, e disse: Porventura teme Jó a Deus debalde?
10 Porventura tu não cercaste de sebe, a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste e o seu gado se tem aumentado na terra.
11 Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face.
12 E disse o Senhor a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do Senhor.
13 E sucedeu um dia, em que seus filhos e suas filhas comiam, e bebiam vinho, na casa de seu irmão primogênito,
14 Que veio um mensageiro a Jó, e lhe disse: Os bois lavravam, e as jumentas pastavam junto a eles;
15 E deram sobre eles os sabeus, e os tomaram, e aos servos feriram ao fio da espada; e só eu escapei para trazer-te a nova.
16 Estando este ainda falando, veio outro e disse: Fogo de Deus caiu do céu, e queimou as ovelhas e os servos, e os consumiu, e só eu escapei para trazer-te a nova.
17 Estando ainda este falando, veio outro, e disse: Ordenando os caldeus três tropas, deram sobre os camelos, e os tomaram, e aos servos feriram ao fio da espada; e só eu escapei para trazer-te a nova.
18 Estando ainda este falando, veio outro, e disse: Estando teus filhos e tuas filhas comendo e bebendo vinho, em casa de seu irmão primogênito,
19 Eis que um grande vento sobreveio dalém do deserto, e deu nos quatro cantos da casa, que caiu sobre os jovens, e morreram; e só eu escapei para trazer-te a nova.
20 Então Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou.
21 E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o Senhor o deu, e o Senhor o tomou: bendito seja o nome do Senhor.
Jó 2. 1-10: E, vindo outro dia, em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles, apresentar-se perante o SENHOR.
2 Então o Senhor disse a Satanás: Donde vens? E respondeu Satanás ao Senhor, e disse: De rodear a terra, e passear por ela.
3 E disse o Senhor a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal, e que ainda retém a sua sinceridade, havendo-me tu incitado contra ele, para o consumir sem causa.
4 Então Satanás respondeu ao Senhor, e disse: Pele por pele, e tudo quanto o homem tem dará pela sua vida.
5 Porém estende a tua mão, e toca-lhe nos ossos, e na carne, e verás se não blasfema contra ti na tua face!
6 E disse o Senhor a Satanás: Eis que ele está na tua mão; porém guarda a sua vida.
7 Então saiu Satanás da presença do Senhor, e feriu a Jó de úlceras malignas, desde a planta do pé até ao alto da cabeça.
8 E Jó tomou um caco para se raspar com ele; e estava assentado no meio da cinza.
9 Então sua mulher lhe disse: Ainda reténs a tua sinceridade? Amaldiçoa a Deus, e morre.
10 Porém ele lhe disse: Como fala qualquer doida, falas tu; receberemos o bem de Deus, e não receberíamos o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios.
O livro de Jó começa mostrando o sofrimento do justo de uma perspectiva divina. Os primeiros capítulos registram a cena de um desafio lançado no Céu. Deus perguntou se Satanás havia observado a fidelidade de Jó.
Acusador como é, Satanás então prontamente alegou que Jó era fiel a Deus por conveniência. Na lógica de Satanás, Jó servia a Deus por interesse, ou seja, porque Deus lhe abençoava muito. Então Deus permitiu que Jó fosse testado. A partir dali a fé de Jó começou a ser provada e aperfeiçoada através de terrível sofrimento. Jó foi atingido por calamidades de todos os lados. Jó foi atingindo em 5 crises Jó sofreu uma crise atrás da outra, crise financeira Jó perdeu tudo o que tinha, crise na saúde Jó perdeu a sua saúde até feridas tinha por todo seu corpo, crise familiar todos os filhos de morreram, crise nas amizades Jó perdeu seus amigos, crise conjugal a esposa de Jó ficou amargurada aponto de dizer “amaldiçoa teu Deus e morre”.
O livro de Jó é importante para nos ensinar que o sofrimento também é governado pela perfeita sabedoria divina. muitas vezes o crente não consegue encontrar uma explicação racional para o sofrimento que o acomete, porém ele deve confiar em Deus e ter plena certeza de que todas as coisas estão sendo dirigidas de acordo com a bondade, misericórdia e soberania do Senhor.
Jó em meio ao seu sofrimento continuava com seu coração fiel ao Senhor, isso mostra que a verdadeira fé que é inabalável. Ela não é destruída pelo sofrimento, e nem é sufocada pela limitação da sabedoria humana em encontrar respostas para tudo.
Ao contrário disso, a verdadeira fé é aperfeiçoada na dor e conduz o crente à adoração humilde perante o Senhor enquanto aguarda com confiança o socorro divino. O livro de Jó mostra que o povo de Deus sofre, mas por mais que o sofrimento possa ser intenso, em algum momento ele chegará ao fim.
Embora Jó fosse inocente naquela causa, ele era um homem com defeitos, como qualquer um de nós. Ele clamou por justificação, mas sabia que isso não seria possível por seus próprios méritos. Por isso ele reconheceu que precisava de um Redentor que pudesse lhe justificar. Isso explica sua declaração: “Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra” (Jó 19:25).
Jó e seus amigos
Jó 2. 11-13: Ouvindo, pois, três amigos de Jó todo este mal que tinha vindo sobre ele, vieram cada um do seu lugar: Elifaz o temanita, e Bildade o suíta, e Zofar o naamatita; e combinaram condoer-se dele, para o consolarem.
12 E, levantando de longe os seus olhos, não o conheceram; e levantaram a sua voz e choraram, e rasgaram cada um o seu manto, e sobre as suas cabeças lançaram pó ao ar.
13 E assentaram-se com ele na terra, sete dias e sete noites; e nenhum lhe dizia palavra alguma, porque viam que a dor era muito grande.
Dor emocional pode causar um desespero profundo, o que pode gerar isso no nossos dias?
Falta de realização, sonhos não realizados podem provocar dor emocional, mesmo quando uma pessoas é amada, certas áreas da sua vida causam dor quando são tocadas.
A dor emocional pode se manifestar pelo choro, pelas as alterações de apetite e pela a mudança no semblante, tal sofrimento causa um coração triste e amargura de alma.
Tem algum familiar seu assim? Se tiver queridos ele precisa de ajuda, precisa de oração, precisa de intercessão, cuidados e atenção.
Isaias 53.4: Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si;
A dor só pode ser compartilhada com alguém disposto a ouvir, ajudar e apoiar, uma pessoa de confiança que seja fiel de espirito, para levar as cargas um dos outros.
A tristeza de Jó se tornou muito mais difícil de suportar porque seus amigos não o compreenderam.
Nos capítulos seguintes de Jó, os seus amigos começam a lhe acusar um deles disse que Jó mentia sobre sua integridade e que ele merecia mais castigo de Deus, o outro diz que ele devia se arrepender de seus pecados para que Deus o restaurasse, o último afirma que são os perversos que sofrem e não os justos e santos do Senhor.
Na verdade queridos o livro de Jó é para nos ensinar que Deus testa e prova também a fé do seu povo permitindo o sofrimento
E como suportar o sofrimento sem pecar contra Deus?
→ Contentar-se em saber quem está no controle.
→ Reconhecer que Deus estar em você e orar ainda mais.
→ Manter a comunhão com os cristãos
→ Saber que Deus determina e conhece seus limites.
→ Esperar pelo tempo perfeito de Deus.
→ Confiar na direção do Senhor.
→ Controlar a ira e manter-se puro diante de Deus.
Enquanto Jó sofria, ele reconhecia Deus em suas provações e apesar de estar confuso e profundamente entristecido ele agarra-se firmemente em Deus, mesmo em seu estado de pobreza e necessidade, Jó profere declarações de profunda fé em Deus e mesmo diante do desespero não perde a sua esperança em Deus.
E Deus não se agradou das atitudes dos amigos de Jó e falou com um deles que seus erros só seriam perdoados através da oração e intercessão de Jó, e assim foram se encontrar com Jó para receber oração e durante esta oração Deus mudou a sorte de Jó, devolveu sua saúde, Deus tocou o coração de muitas pessoas, para abençoar Jó com gados, ovelhas, anéis de ouro etc... Dali então Jó fez prosperar e tudo o que Jó perdeu, ele passou a ter em dobro inclusive teve outros filhos sua esposa, e Jó venceu em Deus todas as crises que sofreu.
E esse é um exemplo maravilhoso para nós, é nas crises que amadurecemos, é nas crise que ganhamos experiência de vida, é nas crises que nos fortalecemos em Cristo, é nas crises que os verdadeiros amigos se revelam, é nas crises que nos aproximamos mais de Deus.
Romanos 8.28 – Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
E como viver no propósito de Deus para vencer as crises?
Deus estabeleceu escala de valores para a família.
A escala de valores de muitos cristãos está desordenada. Alguns estão vivendo de modo desordenado porque não fazem a menor ideia do que as Escrituras ensinam a respeito do assunto; outros porque, mesmo tendo os valores e prioridades devidamente ordenados, não conseguem mantê-los na prática.
Para quem deseja viver no lugar correto de importância à família atribuída por Deus, a primeira coisa a ser feita é conhecer a escala de valores do ponto de vista de Deus, ou seja, aquilo que a Bíblia ensina. Depois, é lutar para fazer funcionar.
Deus em primeiro lugar
Não há nada, absolutamente nada, que possa ocupar o primeiro lugar de nossas vidas, a não ser Deus.
Marcos 12:30 Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.
Amar ao Senhor de todo o nosso coração, alma, entendimento e forças, é colocá-lo em primeiro lugar nas nossas vidas.
Família em segundo lugar
1 Timóteo 5.8 Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel.
Não há dúvida de que a família é nossa segunda prioridade depois de Deus. Se alguém negligenciar sua família, estará contra a Palavra de Deus. Paulo disse que tal pessoa está negando a fé e é pior do que um incrédulo.
Agora veja, o apóstolo estava falando com os crentes que iam à igreja mas estavam negligenciando o lar.
É hora de ordenarmos nossos passos e darmos atenção, esposo ama a esposa, esposa honra o marido, tirar tempo para os filhos, devemos dar honra e dedicação à nossa família.
Trabalho em terceiro lugar
Quando a Bíblia fala daquele que não cuida da sua família sendo pior do que o descrente (1 Tm 5.8), está falando, no contexto, sobre sustento material, sobre provisão das necessidades físicas. Um cristão que não leva a sério o trabalho, ao ponto de deixar sua família passar necessidade, está violando os dois valores mais importantes que vêm logo depois de Deus.
O trabalho é uma ordem bíblica. É o meio do homem sustentar sua casa e viver dignamente. Além disso, por meio do seu ganho ele também poderá servir ao reino de Deus e ao necessitado:
Igreja em quarto lugar.
Ter compromisso, zelo e responsabilidade pelo o que Deus te entregou na sua obra, realizar de maneira excelente com o propósito para o crescimento do reino de Deus aqui na terra.
Em Cristo podemos sim vencer as crises, com esperança, orando a Deus, esperando com fé pelas as promessas que Deus tem nas nossas vidas, adorando ao Senhor independente da situação que esteja atravessando na sua vida, o importante é nunca desistir de lutar, lute pelo seu casamento, lute pela sua família, seus filhos, lute para vencer e prosperar financeiramente, lute pela sua saúde, lute pelo seu ministério, lute por tudo aquilo que o Senhor te deu, nunca desista.
Quem garante nossa vitória é o Senhor: O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem ao amanhecer salmos 30.5b.
Assim sendo queridos, e entendendo que a família, desde a criação, sempre foi um propósito de Deus, temos no Senhor a garantia, de que ainda que se levantem todas as hostes espirituais da maldade contra ela, ela vai prevalecer.
Nossos pais são honrados no Senhor.
Nossos filhos são herança do Senhor.
Nosso conjugue é benção do Senhor, e somos ambos uma só carne.
E a nossa confiança está posta no Senhor.
E que assim seja. Que independentemente do que o mundo possa nos oferecer, possamos estar firmes e dizer como Josué:
“Escolhei hoje a quem sirvais, porém eu e minha casa serviremos ao Senhor.”
Amém
Comentários
Postar um comentário