Esboço Culto de Senhoras Noemi e Rute uma amizade verdadeira

 

google.com, pub-8117046486864042, DIRECT, f08c47fec0942fa0


 

Introdução: (Rute cap. I) Hoje vamos falar da impressionante amizade entre Noemi e Rute, mulheres diferentes, uma era gentia e a outra hebreia, uma era jovem e cheia de vida, a outra já idosa e que se tornou amarga devido aos problemas que foram acontecendo em sua vida. Quando lemos esta história percebemos as alegrias singulares desta amizade entre essas duas mulheres ao compartilharem a vida e o coração em afeição e compromisso mútuo. Nos momentos de dificuldade são sustentadas pelo cuidado providencial de Deus.

         A história escrita no livro de Rute com apenas 4 capítulos, mas de um conteúdo importante para nós se inicia contando sobre um homem chamado Elimeleque, sua esposa Noemi e seus dois filhos Malom e Quiliom, eles habitavam em Belém de Judá e havia fome sobre a terra naquela época. Então Elimeleque decide sair de Belém para habitar na terra de Moabe, e levou consigo sua família, a bíblia relata que passado algum tempo, Elimeleque morre ficando Noemi e seus dois filhos, enfrentando todas as dificuldades de uma mãe agora provedora única da sua casa, não desanimou, lutou bravamente para criar seus filhos, que passado algum tempo se casaram com mulheres moabitas uma se chamava Orfa e a outra Rute.

         A bíblia conta que após dez anos, os dois filhos de Noemi também morrem, agora ela esta desamparada sem marido e sem os dois filhos, a bíblia diz que Noemi por conta da sua tristeza e sofrimento toma uma decisão de retornar para sua terra natal Belém de Judá, então ela chama as suas duas noras e pede que retornem  a casa de seus pais, de imediato nenhuma das duas concordaram e naquele momento houve choro entre elas, mas Noemi insistiu para que voltassem para casa dos seus pais, então, Orfa despediu-se da sua sogra com um beijo e retornou para a casa de seus pais, porém Rute se apegou a ela.

         Rute 1. 15-18: “Disse Noemi; Eis que tua cunhada voltou ao seu povo e aos seus deuses, também tu, volta após tua cunhada. 16. Disse, porém, Rute; Não me inste para que te deixe e me obrigue a não seguir-te porque, aonde quer que fores, irei eu e, aonde quer que pousares, ali pousarei eu, o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. 17. Onde quer que morreres, morrerei eu e aí serei sepultada, faça-me o meu Senhor o que bem lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti. 18. Vendo, pois, Noemi que de todo estava resolvida a acompanhá-la, deixou de insistir com ela.”

         Aqui queridas percebemos que se concretiza a demonstração do amor, do cuidado e da amizade de Rute por Noemi, nasceu naquele momento uma  amizade duradoura, ou seja, para sempre.

         E as amizades sinceras, não tem preço, é algo a ser valorizado, se temos amizades sinceras como a de Noemi e de Rute louvemos a Deus por isso. Noemi perdeu seu marido e filhos, mas ganhou uma filha permanente que decidiu acompanha-la até que a morte as separasse.

         Aplicando algumas lições baseado nesta história: Aprendemos coisas valiosas para nossas vidas;

         A 1ª lição para começar ou para se ter uma grande amizade é necessário selar um compromisso.

         Rute selou este compromisso com Noemi, e se quisermos cultivar amizades sinceras e sadias também temos de firmar um compromisso de lealdade, de fraternidade com as nossas amizades.

         Nesse elo podemos selar dois tipos de compromisso; o primeiro é da preferência é quando gostamos de conversar com aquela amiga, nos sentimos bem ao seu lado, gostamos de ouvir seus conselhos, ou seja, temos uma afinidade especial com algumas amizades.

         O outro tipo de compromisso é o vínculo que é algo bem mais forte do que a preferência.

         Provérbios 17.17 “Em todo tempo ama o amigo e na angústia se faz um irmão”, ou seja, na nossa angústia, nos nossos momentos difíceis e de luta descobrimos quais daquelas amizades que já temos preferência se torna uma amizade mais profunda, com vínculo maior, porque são nesses momentos que Deus vai preparar amigos para nos estender a mão, de diferentes formas, seja no financeiro, seja no emocional para aconselhar, seja em intercessão nos ajudando em oração, seja nos confortando com palavras de sabedoria, seja qual for a nossa necessidade, Deus trabalha por meio de amigos para nos fortalecer e nos ajudar.

         O importante é termos em mente que nos dois tipos de compromissos de amizade; preferência e vínculo, ambas são valiosas para as nossas vidas.

         A 2ª lição que aprendemos nas nossas amizades é que elas podem nos influenciar tanto para o lado positivo, como para o lado negativo.

          Provérbios 18.24 “O homem que tem muitos amigos, pode chegar à ruína, mas existe amigo mais pegado que um irmão.”

          Em outras palavras, o texto nos aconselha a escolhermos bem nossas amizades, pessoas idôneas, pessoas com o caráter de Cristo, se somos cristãos vamos ter mais afinidade com pessoas também cristã, a bíblia em sua sabedoria nos aconselha e nos orienta para que não venhamos a ter problemas.

         Por exemplo se em nosso ciclo de amizades, tivermos muitos amigos de diferentes costumes e hábitos, e ali naquelas amizades criarmos vínculos, ou seja, depositamos nossa confiança, pode acontecer de alguém de um desses amigos vir a nos prejudicar ou nos ferir, isso acontece quando a pessoas a qual confiávamos guarda consigo um caráter duvidoso, um caráter obscuro, que você passa a descobrir a partir do momento que estar sofrendo uma decepção a partir do momento em que estar sendo prejudicada e a influência daquela amizade se torna negativa para você.

         Quando Orfa retornou para sua casa, (Rute 1.15) Disse Noemi; Eis que tua cunhada voltou ao seu povo e aos seus deuses, também tu, volta após tua cunhada. Porém, Rute não quis retornar a seus antigos hábitos e costumes e muito menos a seus antigos deuses, Rute passou a crer no Deus de Israel, agora o povo de Noemi era o seu povo, com todo os seus hábitos e costumes, e o seu Deus era o Deus de Israel.

         A passagem que lemos em provérbios 18.24, nos serve de alerta para termos cuidado, temos que ter amizades que façam a diferença em nossas vidas do lado positivo e não negativo.

         A 3ª lição que aprendemos é a valorizar amizades sinceras, uma amizade sincera como a de Noemi e Rute, traz valores importantes para nossas vidas, a qual temos que tê-las também nas nossas amizades.

         São elas: Confiança, Companheirismo, Respeito e Compartilhar Experiências.

         Quando cultivamos estes valores, podemos ter a certeza que essa amizade será duradoura, ou seja, aquela amizade é para sempre.

         Cultivar uma amizade sincera com todos esses valores, é uma tarefa que exige esforço, energia e dedicação. É mesmo em meio a correria das nossas atividades cotidianas, reservar um tempo para conversar um pouco com nossas amizades ou reservar um tempo para visitar algumas delas.

         E no passar do tempo, aquela amizade sincera que você tem com alguém, vai se tornando mais profunda e transparente, ou seja, é quando você começa a compartilhar suas experiências, acontecimentos importantes da sua vida, ambas vão se fortalecendo, vão crescendo, vão ganhando sabedoria com o exemplo uma da outra,

E nos momentos tristes e de sofrimento muitas vezes vamos ser consoladas e fortalecidas e em outros momentos vamos ter a oportunidade de oferecer nossa ajuda, nosso amparo, consolo e alegria. E nas experiências espirituais, uma sendo intercessora da outra e Deus vai fortalecendo aquela amizade.

         Para finalizar: Quando Noemi chega a Belém de Judá com Rute, ela agiu com muita sabedoria, ajudando Rute a se adaptar ao novo lugar, instruindo-a de como se comportar e planejando encontros entre Rute e Boaz, parente de Elimeleque.

         Pelo cuidado providencial de Deus, Boaz concordou em desempenhar o papel do parente resgatador, que existia pela lei judaica.

         Comprou uma propriedade para Noemi e tomou Rute por sua esposa, as bençãos de Deus vieram sobre aquele lar e eles foram abençoados com um filho por Obede, antepassado do Rei Davi e Jesus Cristo.

         As recompensas de Deus na vida de Rute foram muitas, por ela ter sido fiel e bondosa com Noemi, e pela sua fidelidade para com Deus.

         Deus permitiu que ela fosse feliz novamente lhe dando um marido bom e rico, uma família abençoada e lhe colocou na linhagem de Jesus Cristo.

 

Sâmara Alencar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JOGRAL NARRADO ANIVERSÁRIO DO PASTOR

O Segredo da Melancia Esboço Pregação Infantil

Tema Pare Olhe Siga a Jesus. Pregação infantil (esboço)

Explicação do versículo Lucas 2.52. EBF

Davi e Golias esboço para pregação infantil

A Pesca Maravilhosa Esboço Infantil

Esboço para culto infantil A Armadura de Deus

Pregação Infantil Deus é Amor; Deus é Bom; Deus é Santo; Deus é Luz e Puro.

Parábola dos Talentos - Esboço para culto infantil

Em busca do Tesouro pegação infantil