Esboço; Tema; Perdão e Reconciliação

 


google.com, pub-8117046486864042, DIRECT, f08c47fec0942fa0

         Introducão; Mateus 5. 23-24; “Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconcilia-te com teu irmão e, depois vem e apresenta-te a tua oferta.

          No texto que acabamos de ler, deixa claro para nós que relações rompidas podem dificultar o nosso relacionamento com Deus. A reconciliação não é algo a ser praticado somente entre nós e Deus, mas também com nosso irmão, amigos, parentes, pais e filhos e etc..

         Quando temos uma mágoa ou uma queixa contra alguém, devemos procurar solucionar o problema o mais rápido possível, isso é conselho bíblico no versículo 24 diz “vai primeiro faz as pazes com teu irmão, depois apresenta tua oferta a Deus.”

         Nós só teremos plena comunhão com Deus, se vivermos em paz com nosso irmão.

 

         1º Ponto; Resultados de Quem não Perdoa.

Mateus 6.14-15 “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso pai celestial vos perdoará a vós. 15. Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso pai vos não perdoará as vossas ofensas.

          A palavra de Deus é clara e afirma que se não perdoarmos a quem nos ofende então Deus também não nos perdoará. Jesus Cristo afirmou isto no ensino da oração do pai nosso, e em vários passagem da bíblia confirma essa verdade, desde muito cedo, quando somos crianças ainda aprendemos o pai nosso e aprendemos que é certo perdoar aqueles que nos ofende, assim como o pai nos perdoa.

         A falta de perdão na vida de uma pessoa é uma escravidão destrutiva que causa; contenda, divisão, depressão, opressão, doenças, divócio e etc...

          A atitude de perdoar libera principalmente quem estar perdoando, o perdoado recebe o perdão, e o perdoador recebe a liberdade de viver em paz, tranqüilo consigo mesmo e com Deus.

         A pessoa que não perdoa, trás conseqüências terríveis para a sua vida, o rancor mancha o coração e essa mancha se alastra pelo corpo causando inúmeras enfermidades, especialmente emocionais.

         Pessoas que vivem presas no passado, pessoas que perdem o sono a noite, revivendo tudo o que lhe aconteceu de ruim na vida e não conseguem liberar perdão, são pessoas que estão escravizadas, presas no que lhe aconteceu e não conseguem viver em paz, por isso que é tão importante pedirmos a Deus para nos ajudar a liberar o perdão verdadeiro.

 

         2º Ponto; Porque a falta de Perdão é uma prisão?

“Parábola do servo que não perdoou”

Mateus 18.23-35; “Por isso o reino dos céus pode comparar-se a um certo rei que quis fazer contas com os seus servos. 24. E começando a fazer contas, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos. 25. E não tendo ele com que pagar, o seu Senhor mandou que ele, e sua mulher e seus filhos fossem vendidos, com tudo quanto tinha, para que lhe pagasse a dívida. 26. Então aquele servo, prostando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor, sê generoso para comigo, e tudo te pagarei. 27. Então o Senhor daquele servo, movido de íntima compaixão, soltou-o e perdoou-lhe a dívida. 28. Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos, que lhe devia cem dinheiros, e, lançando mão dele, sufocavo-o dizendo: paga-me o que me deves. 29. Então o conservo, prostando-se aos seus pés, rogava-lhe, dizendo: Sê generoso para comigo, e tudo te pagarei. 30. Ele, porém, não quis, antes foi lançá-lo na prisão, até que pagasse a dívida. 31. Vendo, pois, os seus conservos o que acontecia, contristarem-se muito, e foram declarar ao seu Senhor tudo o que se passara. 32. Então o seu Senhor, chamando-o a sua presença, disse-lhe: servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicas-te. 33. Não devias tu, igualmente ter compaixão do teu conservo, como eu também tive misericórdia de ti? 34. E indignado, o seu Senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que lhe devia. 35. Assim vos fará, também, meu pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas.

          Esta parábola queridos é uma realidade espiritual, na vida de uma pessoa que não perdoa, no versículo 34 fala que aquele servo foi entregue aos atormentadores, sabe o que isso significa? Quem não perdoa tem uma vida atormentada.

         O nosso inimigo espiritual, Satanás, amarra, acorrenta a vida daqueles que retém o perdão e lança sobre essas pessoas as mais terríveis torturas na mente; como angústia, ansiedade descontrolada, enfermidades emocionais e físicas, depressão e etc...

         A falta de perdão produz uma dano maior em quem estar ferido do que naquele feriu. O beneficio do perdão é muito maior e mais produtivo no perdoador, do que naquele que foi perdoado.

         Deus tem nos dado seu perdão gratuitamente, sem que merecêssemos, e espera que usemos do mesmo espírito misericordioso para com quem nos ofende. Se fluirmos com Deus no mesmo espírito perdoador, permanecemos na reconciliação alcançada pelo o Senhor Jesus. Porém quando negamos a perdoar interrompemos a graça de Deus em nossa vida, e nossa reconciliação é comprometida por vários fatores e isso leva as pessoas a ficarem presas dentro de si mesma. Sem o perdão não há cura, as pessoas que não perdoam, afetam a si próprias, espiritualmente, emocionalmente e fisicamente.

 

         3º Ponto; A falta de perdão dá vantagem para satanás.

2 Coríntios 2. 10-11; “Se vocês perdoam a alguém, eu também perdôo, e aquilo que perdoei; se é que havia alguma coisa para perdoar, perdoei na presença de Cristo, por amor a vocês. 11. A fim de que Satanás não tivesse vantagem sobre nós; pois não ignoramos as suas intenções.

          O texto de 2 coríntios 2.10 e 11 nos ensina que devemos perdoar para impedir que Satanás leve vantagem sobre nós, quando perdoamos os outros, não apenas lhe fazemos um favor, mas fazemos a nós mesmo um favor muito maior, o motivo pelo qual prestamos um bem tão grande a nós mesmo é que a falta de perdão nos enche de ressentimento e produz uma raiz de amargura que envenena todo o nosso organismo, e a amargura sempre tem a ver com cativeiro, mas o perdão nos desse liberta do cativeiro amargo.

         O Apóstolo Paulo esclarece que para aquelas pessoas que não perdoam, elas estão abrindo portas para Satanás e seus demônios agirem na vida delas. O maior beneficiado com a falta de perdão é o Diabo, porque ele vai fazer crescer isso dentro de você para te destruir completamente.

         A bíblia nos aconselha a resistirmos ao Diabo em Efésios 4. 27; “Não dêem ao Diabo oportunidade para tentar vocês”. Isso significa que a falta de perdão também é uma tentação, quando não perdoamos, satanás se aproveita da situação e inflama ainda mais querendo trazer desgraça total para a sua vida.

 

 

         4º Ponto; Como Perdoar?

Lucas 17. 3-5; “Tenham cuidado, se o teu irmão pecar contra ti, repreende-o; se ele se arrepender, perdoa-lhe. 4. Se por sete vezes no dia pecar conta ti, e sete vezes vier ter contigo, dizendo: Estou arrependido, perdoa-lhe. 5. Então disseram os apóstolos ao Senhor: aumenta-nos a fé.

          Para que possamos entender melhor essa passagem, em outras palavras; O perdão não é um sentimento, é uma Decisão e também uma atitude de Fé. O perdão ele deve ser contínuo, e o perdão é do espírito, ou seja, você deve ser capaz de ver o seu ofensor como um espírito vivo e não como um inimigo, não como um desafio, um empecilho entre você e Deus.

Lucas 23.24; “Contudo Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem.”

         Sabe o que isso significa igreja, que Deus vê o seu ofensor, a pessoa que te feriu, não como um inimigo, mas como uma vítima também de Satanás, são pessoas que estão na cegueira e na ignorância espiritual, sendo influenciados pela ação maligna de Satanás prejudicando outras pessoas.

         Jesus poderia ter condenado as pessoas que estavam o matando, mas em vez disso Ele têve compaixão e considerou que estas pessoas estavam sob influência de Satanás e liberou perdão e pediu ao pai para também perdoá-las.

         A reconciliação é sempre o melhor caminho, para isso queridos, não podemos esperar ter motivação para perdoar, porque o perdão não é por merecimento, o perdão é uma decisão racional e uma atitude de fé, portanto o perdão nunca irá fluir espontaneamente, devemos gerá-lo no nosso coração obedecendo, seguindo e levando em consideração o que Deus fez por nós, perdoando os nossos pecados e nos dando o exemplo para perdoar o nosso próximo, e ao agirmos desta forma estamos fazendo o bem a nós mesmo, e também teremos comunhão plena com Deus.

         Quando Deus em sua palavra nos ensina o perdão é porque ele nos dar a capacidade com a sua graça para liberar-lo no momento em que estivermos na atitude de perdoar.

         Depois que você tem a atitude de perdoar, em alguns casos igreja você precisa renovar o perdão. E quando é que sabemos e temos certeza dessa renovação?

         Satanás, irmãos não quer perder sua influência sobre nós, então ele tentará ter domínio sobre você novamente; trazendo a sua mente recordações dolorosas, tentando inflamar novamente o seu coração. Tudo o que Satanás quer é renovar a ferida que estava cicatrizada.

         Provérbios 17.9; “Quem perdoa uma ofensa mostra ter amor, mas quem fica lembrando o assunto estraga a amizade.”

          Essas palavras igreja significa que você precisa esquecer o que houve e renovar somente o perdão, cada vez que a dor tentar voltar, declare em nome de Jesus o seu perdão, lute contra a mágoa, lute contra o rancor, lute contra o ódio, contra a tristeza.

         Quando nós canalizamos o amor de Deus na nossas vidas e permitimos o verdadeiro perdão, seremos livres e viveremos em paz e felizes seja com quem for; amigo, filho, pai, mãe, parente, irmãos.

         Deus quer que vivamos em paz com todos.

 

                                     Amém. Sâmara Alencar 11.08.19

        

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JOGRAL NARRADO ANIVERSÁRIO DO PASTOR

O Segredo da Melancia Esboço Pregação Infantil

Tema Pare Olhe Siga a Jesus. Pregação infantil (esboço)

Explicação do versículo Lucas 2.52. EBF

Davi e Golias esboço para pregação infantil

A Pesca Maravilhosa Esboço Infantil

Esboço para culto infantil A Armadura de Deus

Pregação Infantil Deus é Amor; Deus é Bom; Deus é Santo; Deus é Luz e Puro.

Parábola dos Talentos - Esboço para culto infantil

Em busca do Tesouro pegação infantil