Esboço Dia das Mães – Qual a missão de uma Mãe?

 


google.com, pub-8117046486864042, DIRECT, f08c47fec0942fa0

           Introdução: Êxodo 1.15 “O rei do Egito ordenou às parteiras dos hebreus, que se chamava Sifrá e Puá. 16. Quando vocês ajudarem as hebreias a dar à luz, verifiquem se é menino. Se for matem-no, se for menina, deixem-na viver.”

            Queridos todos nós já conhecemos a história da perseguição de faraó contra o povo hebreu, aquelas parteiras receberam uma ordem muito difícil, elas tinham que escolher entre obedecer a ordem do rei ou temer a Deus. Êxodo 1.17 “Todavia as parteiras temeram a Deus e não obedeceram às ordens do rei do Egito, deixaram viver os meninos.”

           Faraó sabendo que os meninos continuavam a viver, dar ordens aos seus soldados para lançar no rio Nilo todos os recém nascidos meninos, e assim muitas crianças morreram daquela forma.

           A bíblia relata a incrível história de Joquebede, que deu á luz a um belo menino, na época da cruel ordem do rei. A missão dela era manter seu filho vivo, a bíblia conta que durante três meses ela conseguiu esconder seu bebê.

Êxodo 2.3 “Quando já não podia mais escondê-lo, pegou um cesto feito de junco e o vedou com piche e betume, colocou nele o menino e deixou o cesto entre os juncos, à margem do Nilo.”

           Joquebede tomou uma decisão difícil, a sua esperança e fé estavam depositadas em Deus para que guardasse a vida se seu filho e como era plano de Deus salvar a vida daquele bebê, a sua atitude teve êxito, conhecemos a história que aquele menino foi salvo das águas do rio Nilo, pela filha de faraó, recebeu o nome de Moisés foi criado e ducado na corte de faraó e teve sua própria mãe como babá dele, durante algum tempo. A missão de Joquebede que parecia impossível, ela foi cumprida para glória do Senhor.

           Assim como Joquebede, queridas, cada uma de nós temos uma importante missão na vida dos nossos filhos, na criação e na educação deles.

           Durante esse percurso, às vezes, podemos sentir dúvidas de como agir, as vezes podemos sentir medo, as vezes podemos sentir insegurança, mas o importante é não deixar nenhum desses sentimentos nos dominar, Deus nos proporcionou o sonho e o presente de sermos mães e temos que cumprir o nosso papel com responsabilidade, esperança, fé, confiança que Ele nos guiará da melhor maneira possível, e conseguiremos cumprir a nossa missão na vida dos nossos filhos da forma que Deus quer.

           Para cumprirmos bem nosso papel, temos que ter alguns princípios indispensável que nos fará ter êxito em nossa missão como mães.

           1º Seja você mesma, não se compare a ninguém, seja a mãe que Deus a criou para ser.

           2º Use os dons que Deus te deu, para abençoar seus filhos, marido e seus familiares, Deus nos criou de forma única e individual, e todos nós temos algo para fazer a diferença na vida de uma pessoa.

           3º Não tente seguir o programa de ninguém, siga sua vida, fazendo o melhor para sua família e siga as orientações de Deus, através da sua palavra e das suas orações.

           Ponto 1: Deus nos disciplina

Hebreus 12.6 “Pois o Senhor disciplina a quem ama e castiga todo aquele a quem aceita como filho.”

           A correção do Senhor para nós é benéfica e produtiva porque nos garante a correção dos nossos erros e mudança de comportamento. Porém isso só vai surgir efeito em nossas vidas quando os arrependemos e aceitamos a correção do Senhor, tem muitas pessoas que vivem debaixo da correção de Deus, mas não há mudança na sua vida, porque não houve um sincero arrependimento e porque não recebe a correção, vive sob efeitos de murmuração, vive com coração duro e incrédulo e na sua vida não regeneração.

           Assim como Deus nos disciplina, a bíblia também fala que devemos disciplinar nossos filhos, essa disciplina deve ser feita com amor, com sabedoria, a fim de que surja o efeito esperado na vida de nossos filhos.

Hebreus 12.11 “Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de tristeza, mas tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados.”

           Quando disciplinamos nossos filhos de maneira correta, nós mesmo vamos colher o bom fruto, porque as atitudes, o caráter de nossos filhos será moldado conforme a educação que daremos a eles, a boa e saudável disciplina, farão com que nossos filhos se tornem adultos prósperos em todas as áreas da vida deles.

           O que fazer, quando surgem dúvidas, medos, insegurança em relação a disciplina dos nossos filhos?

           Deus não nos criou para criarmos nossos filhos debaixo de insegurança. A insegurança suga a nossa fé, rouba a nossa alegria, nos engana. Tudo o que precisamos para cumprir bem nossa missão como mãe é ter ousadia para sermos excelentes na responsabilidade que Deus nos confiou.

           Ao surgir dúvidas de como educar, de como aplicar a disciplina, temos que buscar boas informações, a primeira dela é a palavra de Deus, depois podemos buscar informações em bons livros de educação, existe vários no mercado, também tem bons sites na internet que podem ajudar as mamães de primeira viagem, sabendo buscar boas informações você irá desempenhar um bom papel com seus filhos, porém a mais importante dela é a boa educação espiritual dos nossos filhos, essa só Deus e a sua palavra pode nos garantir.

            Ponto 2: Existe mãe perfeita?

           A verdade é que não existe mãe perfeita, o texto de provérbios 31 do versículo 10 até o 31 descreve as atitudes de uma mulher sábia, quando lemos o texto temos a impressão de que se trata de uma mulher perfeita, de uma mãe perfeita, mas na verdade não é, porque sabemos que perfeição somente em Jesus Cristo filho de Deus e o próprio Deus.

           Mas a palavra de Deus é referência para nós, e a mulher descrita em provérbios 31 nos serve de inspiração porque fala de uma mulher exemplar e sábia em suas atitudes.

           O importante para nós mães é termos a consciência de que nossas atitudes e ações são um bom exemplo para nossos filhos, e que eles nos têm como referência, é simplesmente nós sermos o que falamos e o que nós ensinamos, porém, tem pessoas que não se preocupam com isso e ainda dizem façam o que eu falo, mas não façam o que eu faço, o erro consiste nisso.

           E como sabemos que não somos mães perfeitas, como proceder quando erramos, temos saber ser humildes como mães, se for preciso pedir desculpas, peça, o importante é reconhecer o erro, e procurar consertar rapidamente e da melhor forma possível, quando o erro não é consertado, isso irá gerar um sentimento de culpa que irá te atormentar e tirar teu sossego e sua paz, e poderá gerar nos filhos um sentimento de revolta dependendo do que tenha acontecido. O melhor é não ficar se culpando, e e ter um diálogo aberto e sincero com os filhos, uma das lições mais valiosas que nossos filhos podem aprender, é que todos nós cometemos erros, mas a importância estar em nós nos arrependermos e procurar consertar esse erro da melhor maneira possível.

           Quando colocamos Deus acima de tudo em nossas vidas, Ele nos ajudará a ter êxito em nosso papel de mãe e cumprirá os planos Dele através de nós na vida de nossos filhos, não poque somos perfeitas mas porque Ele é Perfeito.

           Ponto 3: Dê o melhor para sua família!

            É impossível alguém dar alguma coisa para outra pessoa se ela não tem, ou seja, espiritualizando, se o coração da pessoa está cheio de confusão, contendas, raiva, mau humor, amargura essa pessoa não poderá dar amor, porque dentro dela está cheio de maus sentimentos.

           Para uma pessoa ter amor para dar a outra, principalmente dar o amor de Deus, precisamos primeiro receber e ter esse amor dentro de nós.

           Como mãe, como esposa, como filha, como amiga, como profissional o melhor que você pode dar para as pessoas é dedicar tempo todos os dias para ter comunhão com Deus, através da comunhão com Deus, todos ao maus sentimentos vão embora, você passa a receber e a ter um coração cheio do amor de Deus. E esse amor transborda, você poderá oferecer e transmitir esse amor para as pessoas.

I João 4.16-18 “Assim conhecemos o amor que Deus tem para nós e confiamos nesse amor. Deus é amor. Todo aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele. 17. Dessa forma o amor está aperfeiçoado entre nós, para que no dia do juízo tenhamos confiança, porque neste mundo somos com Ele. 18. No amor não há medo, ao contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor.”

            Em outras palavras queridos, uma das características do amor é ajudar a atender a necessidade do outro, quando temos esse amor você demonstra através de atitudes e boas obras.

           Exemplo: Quando seu filho(A) quebra alguma coisa que você estima muito ou derrama algo que você comprou e foi muito caro, em vez de você explodir de raiva, gritar e brigar o dia inteiro, você faz algo diferente, você permite que amor de Deus flua dentro de você, fazendo a correção ao seu filho(a) sem a ira dominar você, você conseguirá trazer paz para a situação aplicando a correção sendo branda e com sabedoria.

           Que Deus abençoe sua vida, sua família e que amor de Deus permaneça em cada coração.

  Sâmara Alencar


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JOGRAL NARRADO ANIVERSÁRIO DO PASTOR

O Segredo da Melancia Esboço Pregação Infantil

Tema Pare Olhe Siga a Jesus. Pregação infantil (esboço)

Explicação do versículo Lucas 2.52. EBF

Davi e Golias esboço para pregação infantil

A Pesca Maravilhosa Esboço Infantil

Esboço para culto infantil A Armadura de Deus

Pregação Infantil Deus é Amor; Deus é Bom; Deus é Santo; Deus é Luz e Puro.

Em busca do Tesouro pegação infantil

Milagres de Jesus - A ressurreição de Lázaro - esboço para pregação infantil