Vencendo o Desânimo

 

google.com, pub-8117046486864042, DIRECT, f08c47fec0942fa0


Introdução: Atos 10.38 “Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espirito Santo e poder, e como Ele andou por toda parte fazendo o bem e curando todos os oprimidos pelo o Diabo, porque Deus estava com Ele.

           Durante a passagem de Jesus Cristo na terra, Ele andava constantemente na unção do Espirito Santo, curando e libertando os oprimidos, o seu poder agia naquela época e o seu poder continua a agir da mesma forma hoje em dia e este poder estar disponível para nós, basta que o busquemos.

           Hoje falaremos um pouco de como vencer o desânimo em meio há tantos contratempos, seja na nossa casa, igreja, trabalho e no mundo como esta pandemia que mudou o ritmo do mundo.

           O que vem a nos causar o desânimo são as consequências de vários acontecimentos do nosso dia-a-dia, decepções, maus pensamentos de baixo estima, dívidas, problemas de saúde, lutas espirituais, se não aprendermos a lidar com essas situações no nosso cotidiano, isso poderá nos oprimir de tal forma, que gerará problemas mais graves em nossa vida.

           Mas a boa notícia para nós, é que Deus não quer que seus filhos estejam, tristes, infelizes e desanimados, ao contrário, Deus quer nos ajudar, ele quer nos levantar e nos colocar num ponto de vitória daquilo que estar nos causando o sofrimento.

           Deus quer sirvamos a Ele com alegria, prestando serviço na casa Dele de maneira prestativa, voluntária e com coração sincero e livre de amarguras.

           Para que possamos servir a Deus desta forma, e para vencermos o desânimo, imposto principalmente pelo nosso inimigo Satanás, que não desistirá de tirar nosso sossego e paz, temos que aprender a lidar com algumas situações que podem surgir em nossa vida.

1.    Temos que Aprender a Lidar com Decepção

Quem aqui nunca se decepcionou? Aonde existe

Relacionamentos entre pessoas, pode ocorrer sim uma decepção, seja familiar, seja na área profissional, seja na igreja, seja entre amigos, em algum momento pode ocorrer sim uma decepção.

           E quando isso acontecer conosco, para que esta decepção não venha tomar maiores proporções em nossa vidas, temos que tomar alguns cuidados e ter algumas atitudes para cuidar e curar aonde fomos feridos, quando não tomamos os cuidados devidos, abrimos porta para que Satanás trabalhe agravando  situação transformando uma simples decepção, em tristeza, de tristeza para amargura ficamos infelizes e no casos mais graves vem a depressão.

           Por isso a importância de sabermos cuidarmos a tempo e fora de tempo, cortando todo mal pela raiz, será mais fácil e menos doloroso se tomarmos os devidos cuidados. Na palavra de Deus encontramos este guia que fará com que lidemos da maneira certa com a decepção e o desânimo.

João 2.24-25 “Mas Jesus não se confiava a eles, pois conhecia a todos. 25 – Não precisava que ninguém lhe desse testemunho a respeito do homem, pois bem sabia o que havia no homem.

           Em outras palavras igreja, o que esta passagem ensina para nós, é que temos que confiar nas pessoas com sabedoria, existem pessoas que confiam cegamente em outras, a ponto de achar que nunca, jamais de decepcionará com tais pessoas, e sabe quando isso acontece é o grande sofrimento, se a pessoa não estiver preparada para lhe com este tipo de decepção quando se confia demais, vai gerar grande amargura nessa pessoa. A bíblia é bem clara, nem o próprio Jesus que ama as pessoas confiava a elas porque, porque conhece profundamente nós seres humanos.

           Outra maneira de vencermos a decepção transformada em desânimo é tentar evitá-la ao máximo. E como fazemos isso? Sendo realistas conosco mesmos, sendo realistas quanto aos nossos sonhos e desejos. Quando somos irrealistas, ou seja, aquilo que esperávamos não acontece, isso gerará dentro de nós um frustação muito grande, em alguns casos podendo se agravar gerando a depressão.

           E para finalizarmos este ponto. Como lidar com a decepção já transformada em tristeza e desânimo por alguém que nos feriu? Só tem um caminho igreja, vamos ler a passagem que nos dar essa resposta.

Mateus 18.21-22 “Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes? 22- “Jesus respondeu: Eu digo a você: Não até sete, mas setenta vezes sete.”

           O caminho é este, igreja, é liberar o verdadeiro perdão. Quer vencer o desânimo, a tristeza e amargura causada pela decepção, exerça o verdadeiro perdão o que Cristo deixou de exemplo para nós.

2.    Meios de Fugir dos Maus Pensamentos

Filipenses 4.6-7 “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. 7- E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.

           Para não ficarmos abatidos pelo o desânimo, temos que fazer o que acabamos de ler, fugirmos de estarmos com a nossa mente e corpo desocupados, ou em outras palavras dando lugar a maus pensamentos ou pensamentos negativos. Quando nos concentramos em algo que estar nos causando problema, quando isso não sai do nosso pensamento em hipótese nenhuma, estamos dando vasão para que isso cresça dentro de nós, e dependendo do problema, ele vai crescendo dentro de você de tal ponto, que você não consegue se concentrar em mais nada, estar na igreja escuta os louvores, a palavra, mais não surge efeito nenhum porque sua concentração estar no problema e não nas coisas dos céus, isso vai te causando um estresse emocional, um desânimo muito grande, cuja a única saída estar em nós próprios.

           Temos que aprender a nos desligarmos quando for preciso de um problema, ou situação, e também termos tempo para nos concentrarmos com o Senhor, com o Espirito santo de Deus, a partir do momento que fazemos isso, tudo se tornará melhor para nós, atravessamos um problema, mas estamos ligados com o Senhor na certeza e esperança que Ele estará nos ajudando e nos dará a vitória. E sabe porque igreja? Porque a comunhão com Deus traz também a comunhão conosco mesmos, A comunhão com Deus faz bem para nós, nossos pensamentos serão positivos, a alegria tornará parte do nosso dia, e enfrentaremos os problemas da melhor maneira possível, porque estamos colocando Deus sempre na nossa frente, no foco, no nosso centro, e teremos vitória em nome de Jesus.

           E para concluirmos este ponto quero ler uma passagem:

Filipenses 4.8 “Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.

3.    Toda nossa Confiança deve estar em Jesus

Hebreus 12. 1-3 “ Portanto, também nós, uma vez que estamos  rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremos-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta. 2- Tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha e assentou-se á direita do Trono de Deus. 3- Pensem bem naquele que suportou tal oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês não se cansem, nem desanimem.

           Toda essa passagem é maravilhosa, mas o versículo de número 3 fala muito comigo. (ler 3)

           Ele suportou tudo para que nós não nos cansássemos e nem desanimássemos da sua obra que ele deixou, para nós cuidarmos e darmos continuidade aqui na terra.

           Mas como somos alvo constante dos ataques do inimigo e como nossa carne tende para o pecado, estamos constantemente oscilando vez por outra nos sentindo cansados e desanimados na caminhada.

           Mas a verdade é que nós queremos vencer este desânimo, não é verdade igreja!?

           Para vencermos, todo esse desânimo que a pandemia trouxe, para vencermos o desânimo causado por alguém te feriu, para vencermos o desânimo do dia-a-dia, lutas, problemas, dívidas e etc..

           A chave principal é confiar em Jesus. Tudo o que vimos e aprendemos nesta noite, são atitudes que devemos ter para nos ajudar na vitória, porém a mais importante é ter Jesus no nosso coração e Nele estar depositado toda nossa confiança, nele sim podemos confiar 100%.

E para finalizarmos esta palavra nós precisamos nos:

 REANIMAR SEMPRE!

João 16.33 “Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo terei aflições, contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo.

           Coloquemos em prática tudo o que aprendemos com a palavra de Deus, no nosso dia-a-dia, e vamos ver mudança real em nossas vidas, e viveremos também reanimados pelo Espirito Santo de Deus.

 

Sâmara Alencar

Amém

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JOGRAL NARRADO ANIVERSÁRIO DO PASTOR

O Segredo da Melancia Esboço Pregação Infantil

Tema Pare Olhe Siga a Jesus. Pregação infantil (esboço)

Explicação do versículo Lucas 2.52. EBF

Davi e Golias esboço para pregação infantil

A Pesca Maravilhosa Esboço Infantil

Esboço para culto infantil A Armadura de Deus

Pregação Infantil Deus é Amor; Deus é Bom; Deus é Santo; Deus é Luz e Puro.

Parábola dos Talentos - Esboço para culto infantil

Em busca do Tesouro pegação infantil